SEARCH AND PRESS ENTER
Foto de Comida, News / 05 Nov 2017
7 Dicas para fotografar alimentos

Fotografar comida se tornou um hábito para muita gente desde o surgimento das redes sociais. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem diversos fatores que podem fazer a fotografia de alimentos muito mais interessante.

A fotografia é parte essencial na apresentação dos cardápios dos restaurantes, pois vendem muito mais do que apenas textos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você fotografar melhor os pratos do seu restaurante. Confira!

 

  • Sem luz, não há foto
    Na fotografia de alimentos, a iluminação altera a maneira como as pessoas enxergam o prato. Uma simples mudança no ângulo da luz pode mudar as sensações de quem vai ver a fotografia. A ausência de luz prejudica bastante a qualidade da imagem, afinal, a iluminação quem vai criar texturas e um visual apetitoso na sua imagem.

 

  • Use alimentos frescos
    Se o objetivo é fazer com que o espectador fique com água na boca, a melhor maneira é usar ingredientes fresquinhos! A aparência dos alimentos varia bastante com o passar do tempo. Alimentos com superfícies enrugadas, danificados e cores diferentes do original podem fazer com que seu cliente perca o apetite, por isso, desconsidere-os.

 

  •  Simplifique
    Tenha o cuidado de manter a cena com o mínimo de poluição visual, já que o alimento no prato é a Estela principal. Tire do campo de visão elementos desnecessários, como objetos que estão em cima da mesa e podem causar distração do prato. Na fotografia de comida, menos é mais.

 

  • Mostre o processo
    Outro ponto muito interessante é mostrar não apenas o prato pronto, mas também o processo de preparação. Fazer fotos dos processos da preparação da comida ajuda as pessoas a entenderam a imagem final. Fotografe a escolha dos ingredientes, o corte e a comida dentro da panela. Além de contextualizar o ambiente do restaurante, esse tipo de fotografia valoriza o trabalho do chef.

 

  • Aposte em alguns truques
    Existem vários truques sobre fotografia de alimentos. Um muito interessante é: não cozinhe completamente! Quando carnes e vegetais estão completamente cozidos, eles continuam cozinhando depois de serem retirados do calor. Então, para manter-los suculentos, retire do forno um pouco mais cedo.

 

  • Utilize uma lente apropriada
    Às vezes, mostrar apenas um detalhe do prato já é o suficiente para fazer com que ele se torne muito atraente. Usar uma lente rápida permitirá com que você use a profundidade de campo rasa a seu favor, ao deixar o plano de fundo fora de foco.

 

  • Escolha o ângulo certo
    Na fotografia de alimentos, o ângulo da foto é muito importante. Os alimentos também possuem um “lado melhor” que merece ser valorizado. Pense nisso!

Ao seguir essas dicas, sua fotografia de alimentos alcançará outro nível. Experimente!

E se precisar de uma ajudinha profissional, conte conosco.

Gostou do artigo? Então siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Pixel . Todos os direitos reservados.